Divulgação Arquivo Pessoal

Inovação

nov

26

2020

Lima destaca sinergias que estão sendo criadas com diversos parceiros do ecossistema local

Queremos transformar a vida das pessoas e da comunidade, projeta Humberto Lima

Todos os dias, ao passar pela Avenida Dom Manuel, no centro de Fortaleza, Humberto Lima sonha com o dia em que o local se transformará em um verdadeiro corredor digital, com diversas empresas e espaços reunidos inspirando inovação, criatividade e arte e, desta forma, ajudando a transformar a vida das pessoas.

É nessa região que hoje está localizado o Ninna Hub, espaço que tem influenciado toda a região Nordeste no caminho da inovação, e apoiado empresas a reimaginar os seus negócios. O ambiente de 1.000 m², que já abrigou por décadas a Bolsa de Valores do Norte e Nordeste, une empresas e startups em torno de projetos inovadores. Mais do que isso, quer ajudar a transformar a vida das pessoas.

Diretor executivo do Ninna, Humberto Lima, fez parte do nascimento desta iniciativa. A ideia surgiu em 2018, quando Deusmar Queiroz, fundador da Pague Menos, fez uma viagem até o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), e se encantou com o que viu. Posteriormente, pode conhecer outros dois grandes polos de tecnologia mundiais: Cingapura e Israel, o que lhe trouxe a certeza de que passava pela inovação a sua ideia do legado que gosataria de deixar para a sua família, para Fortaleza e para o estado do Ceará.   

Em 2019, o sonho se transformou em realidade e o Ninna começou a impulsionar startups que desenvolvem produtos nas áreas da saúde, segurança, comércio e serviços financeiros. O compromisso social com a região, conforme conta o diretor executivo do espaço, sempre esteve presente. “Queremos transformar a vida dos jovens e da comunidade. O Ceará tem muitos diamantes brutos e queremos dar as condições para que eles possam empreender, evoluir e se inserir no mundo da inovação e da tecnologia”, aponta.

Com formação em administração, pós-graduação em marketing e especialização em gerenciamento de banco de dados e computação gráfica, Lima acumula experiências no meio acadêmico como professor, além de ter sido CIO de Microinformática na Secretaria da Fazenda do Ceará.

Rápido crescimento

Após a sua fundação, em 2019, o Ninna cresceu rapidamente. Esse impulso foi dado também pela estratégia de atrair mantenedores para o espaço e de desenvolver metodologias para conectar de forma eficaz startups, investidores, academia e empresas tradicionais. Nesse sentido, a GROW+ entrou com um papel importante dentro do hub. É a responsável pela gestão técnica e metodológica, pelos programas de aceleração das startups e pelas metodologias aplicadas nas empresas mantenedoras do espaço.

Atualmente, são seis os mantenedores do Ninna: Unimed Fortaleza, CDP Capital, L´Auto Cargo, Grupo Linhares, Grupo Edson Queiroz e Pague Menos. “O que me conquistou foi essa ideia de comunidade. Se as empresas precisam inovar ou se as universidades não sabem como se conectar com empresas, nós entramos. Aqui é o espaço para buscar soluções por meio de tecnologia e novos produtos”, afirma.   

Compromisso social

O estímulo e a geração de oportunidades aos jovens esteve sempre como uma das prioridades de Lima. Com a ideia de estimular universitários e oferecer oportunidades para levarem suas ideias adiante, foi firmada uma parceria com o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), liderado pelo coordenador do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Abraão F. Saraiva.

Dessa união nasceu o Programa Empreendedor Digital Universitário. Dez bolsistas foram selecionados junto às instituições de ensino e, ao longo de quatro meses, participam de uma formação prática, com direito a trocas com empresários de sucesso e startups.

“Fizemos essa parceria com a universidade, que tem núcleos no interior. Cedemos o espaço, oferecemos mentorias e a instituição entra com os alunos e as startups”, explica. Há ainda outras parcerias sendo feitas pelo Ninna dentro do próprio ecossistema, como com a Rapadura Valley, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará e com a Fundação das Indústrias do Estado do Ceará. 

O Ninna Hub

O Ninna Hub é um dos principais hubs de inovação do Nordeste. A iniciativa conecta empresas e startups para desenvolverem, juntas, a cultura da inovação, melhorando e reinventando processos e produtos e criando impacto positivo no mercado.

Ninna Hub

Ninna Hub

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Artigos Relacionados

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!

Nossas Soluções

Trilhas de Inovação Aberta

Nossa entrega mais digital de todos os tempos.
Projetada para uma experiência incrível. Uma nova dimensão para a inovação aberta, harmonizando (intra) empreendedorismo com startups.

Programas de Inovação Corporativa

Revolucionários.
A ponte entre startups e (intra) empreendedorismo.
Criar desafios, gerar ideias, colaborar e conectar-se com startups. Diferentes caminhos para criar, gerenciar e capturar a inovação.

Editorias

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!