Ninna Hub Ninna Hub

Blog do Ninna Hub

Definição dos papéis no Scrum

6 de dezembro de 2021 Por Lucas Bernardo Nobre, Analista Júnior de Inovação.

Apesar de não existirem hierarquias ou sub-times nos times ágeis, existe uma definição de papéis, ou seja, quem é responsável pelo quê, o que não significa que um papel seja mais importante do que outro. Continuando o papo sobre agilidade, hoje iremos conversar um pouco a respeito das definições dos papéis no scrum. 

Antes de falar sobre as definições, é importante entender que o uso do scrum busca fazer com que o time entregue um produto ao final, não necessariamente um produto físico de fato, mas algo que agregue valor ao cliente. Aqui no NINNA Hub, um dos nossos principais produtos, o Programa de Conexão, busca agregar valor aos nossos mantenedores a partir da resolução das dores que eles sentem, bem como na transformação cultural devido à imersão no mundo da inovação. Ou seja, não entregamos um software ou um produto físico, mas sim um serviço que faz diferença para o cliente. 

O time trabalha totalmente focado em dar uma entrega ótima que trará valor ao cliente e este mesmo time é o grande diferencial. Uma equipe coesa, bem alinhada e que se respeite faz total diferença no dia a dia.  A não hierarquização dos papéis faz com que o time tenha mais maturidade e possíveis atritos sejam deixados de lado, focando exclusivamente na meta do produto. Além disso, por serem times enxutos, conflitos que venham a aparecer são resolvidos imediatamente, principalmente porque este conflito pode vir a impactar negativamente na entrega ao cliente.  Sendo assim, vamos iniciar falando sobre o time. 

O Scrum Team, time ou equipe, será responsável por todo o projeto a ser executado, de modo que essa equipe deve ser plenamente capaz de entregar, ao final, o produto desejado pelo cliente. Além disso, deve ser grande suficiente para concluir o objetivo e pequeno o suficiente para permanecer ágil, respeitando um máximo de 10 pessoas. Lembrando que a agilidade preza por pequenas entregas que agregam valor em um curto espaço de tempo – as sprints (caso não se recorde, escrevemos um artigo sobre a condução de cerimônias nos rituais do scrum e explicamos um pouco sobre essas definições aqui)

Além disso, o Scrum Team é responsável por todas as atividades que envolvem o produto, a colaboração com o stakeholder, a validação, a operação, a manutenção, a pesquisa, o desenvolvimento e o que seja necessário. Esta equipe deve ter autonomia de organização para ser autogerenciáveis. No time, existem três responsabilidades: o dono do produto, conhecido como Product Owner ou PO; o Scrum Master ou SM e os Developers ou desenvolvedores.

O Dono do Produto é o principal responsável pela visão do cliente, ou seja, ele é a ponte entre o que o cliente deseja e como deve ser o desenvolvimento para entregar o que o cliente deseja. Ele é o responsável por ponderar todos os riscos e benefícios, o que é ou não possível de realizar e ainda o que pode ou não ser realizado. O PO deve ser muito claro na transmissão do que deve ser entregue e, para haver sucesso, toda a organização deve respeitar sua decisão. Claro que, em caso de não concordância com as decisões, deve haver uma discussão para tentar convencê-lo. O PO é responsável por: 

  • Comunicar de forma clara a meta do produto; 
  • Criar e comunicar explicitamente os itens do Product Backlog; 
  • Ordenar os itens do Product Backlog; 
  • Garantir que o Product backlog seja transparente, visível e compreensível. 

Os Developers são responsáveis por (pasmem!) desenvolverem o produto para o cliente. A equipe precisa ser plenamente capaz e ter todas as habilidades necessárias para chegar a essa entrega. Além disso, deve compreender a mensagem do PO e estar completamente alinhada com a entrega desejada. Trazendo para o exemplo citado acima, se o nosso produto é a resolução das dores do cliente, o desenvolvimento é encontrar soluções que acertem exatamente no ponto da dor. Sendo assim, a curadoria dessas soluções é um dos principais processos de desenvolvimento. Os developers envolvidos nesses processos devem estar comprometidos a entregar, a cada sprint, um incremento que consiga resolver a dor do cliente e que, além disso, traga valor a ele (no nosso caso, os mantenedores). Os developers são responsáveis por: 

  • Criar um plano para a sprint, o Sprint Backlog; 
  • Incrementar gradualmente qualidade para a definição de pronto, ou DOD; 
  • Serem adaptativos para chegar à meta da sprint; 
  • Serem responsáveis como profissionais. 

O Scrum Master, SM ou Master Scrum, é o responsável por garantir e orientar o pleno funcionamento da estrutura do Scrum, além de eliminar quaisquer obstáculos que esteja deixando o time mais lento. Ele é responsável pela eficácia do Scrum Team, ajudando todos a entender a teoria e a prática do Scrum. Ele é responsável por: 

  • Treinar os membros do time em autogerenciamento; 
  • Ajudar o time a se concentrar em incrementos que agregam valor e que atendam à Definição de Pronto; 
  • Garantir que todos os rituais aconteçam e sejam positivos e produtivos de acordo com o timebox; 
  • Encontrar técnicas para definição eficaz da meta do produto, bem como gerenciamento do Product Backlog.

Importante destacar que as atribuições que foram citadas não estão escritas com “tinta permanente”, então é essencial entender que o Scrum é adaptativo; porém, a essência desses papéis deve ser seguida. 

Compartilha conosco como funciona na tua equipe? Ah e não se esquece de compartilhar esse conteúdo com eles, hein?!

Outras notícias que podem te interessar!